sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Carmona lança projeto que institui o “Outubro Rosa”

     O deputado estadual Martinho Carmona (PMDB) subiu à Tribuna desta Casa de Leis para apresentar aos deputados Projeto de Lei que institui o mês “Outubro Rosa”, no âmbito do Estado do Pará, dedicado a ações preventivas à integridade da saúde da mulher.
     Em “outubro Rosa”, o Poder Público, em cooperação com a iniciativa privada e também com entidades civis, poderá realizar campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde da mulher priorizando: A prevenção do câncer ginecológico – útero e mama; Doenças sexualmente transmissíveis; Afecções ginecológicas mais comuns, além de discussões para elaboração de políticas públicas para o acompanhamento psicológico pré e pós-traumas.
 
    Segundo Carmona, “o movimento popular internacional conhecido como ‘Outubro Rosa’ é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade, empresas e entidades”.
    “Esse movimento surgiu nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas, referente ao combate do câncer de mama ou de mamografia, principalmente, no mês de outubro, e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional da prevenção do câncer de mama”, disse o parlamentar. xxxxEstudos do Ministério da Saúde apontam que no Brasil a saúde da mulher foi incorporada às políticas públicas nacionais nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Os programas materno-infantis, elaborados nas décadas de 30, 50 e 70 traduziam uma visão restrita sobre a mulher.
     No Pará, período entre 2000 a 2010, o Hospital Ophir Loyola registrou 2,781 casos de câncer de mama, entre as mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são 19.29 casos dessa patologia para cada 100 mil mulheres. A estimativa é que no Estado surjam 740 novos casos e metade sejam registrados na capital.
     O movimento “Outubro Rosa” vem ganhando apoio do Poder Público cada vez maior na luta contra o câncer e outras doenças que afetam o sexo feminino, um desses exemplos é o Estado do Paraná, que aprovou a Lei N. 16.935/2011.
     “Sabendo da importância da prevenção à saúde da mulher, institui-se o mês denominado “Outubro Rosa” dedicado a prevenção não apenas ao câncer de mama, mas também das demais doenças que afetam, exclusivamente, o sexo feminino. Por isso, atitudes preventivas são fundamentais para evitar o desenvolvimento e o agravamento dessas enfermidades”, finalizou Carmona.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário